Os vereadores de Farroupilha aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25, o projeto que previa a retomada de áreas rurais no município.

A aprovação corrigiu uma modificação no Plano Diretor do Município, quando as localidades do interior se tornaram áreas urbanizadas em 2018, cujo propósito era o fomento de empreendimentos habitacionais, porém a mudança trouxe transtornos aos agricultores.

Empresas ligadas a criação, abate e postura de aves, entre outros produtores rurais, não estavam conseguindo a renovação de licenças ambientais junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) por suas propriedades estarem localizadas em áreas urbanas.

Desta forma, a proposição aprovada cria pequenas áreas urbanas em meio a áreas rurais, permitindo assim a instalação de cooperativas habitacionais e o fomento da agricultura local.

O presidente do Núcleo de Cooperativas Habitacionais de Farroupilha, Dilço Batista Rodrigues, comentou sobre a aprovação e ressaltou que as modificações no projeto permitiram um ganho para todos os envolvidos e o que prevaleceu foi o bom senso.

As cooperativas habitacionais permanecerão nos locais que já haviam adquirido a área com exceção da cooperativa habitacional Terra Gaúcha, que estava em Nova Sardenha, próximo à barragem do Burati, a qual deverá ser contemplada com outra área com a implantação do novo plano diretor prevista para 2021.

Confira no áudio abaixo

Áudios

Deixe o seu comentário!