O município de Farroupilha e a região poderão retornar para a bandeira vermelha no sistema de distanciamento controlado a partir desta terça-feira, 14. O anúncio foi feito pelo governo do estado no final da tarde desta sexta-feira, 10. Agora, os prefeitos de cada cidade tem até as 6h domingo para argumentar e contestar a classificação.

Conforme o estado, a Serra Gaúcha segue agravada pelos dois indicadores de Incidência de Novos Casos sobre a População, pela Capacidade de Atendimento da macrorregião e, assim como as demais regiões Covid-19, pelo impacto da bandeira preta no indicador de Capacidade de Atendimento e de bandeira vermelha no indicador de Mudança da Capacidade de Atendimento mensurada pelo Estado como um todo.

O indicador de hospitalizações confirmadas para covid-19 registradas nos últimos sete dias passou de 83 para 82. Porém, ainda segundo o governo, os valores permanecem crescentes com o número de internados por SRAG em UTI (de 78 para 90), o número de internados em leitos clínicos covid-19 (de 59 para 67) e de internados em leitos de UTI covid-19 (de 59 para 69).

Na última semana a Serra também havia entrado para a bandeira vermelha, mas voltou para a laranja após as análises de recursos pelo Gabinete de Crise. 

Cenário geral

Ao todo são 15 regiões do estado classificadas como de alto risco de contaminação do coronavírus na atualização do modelo de distanciamento controlado do governo do estado desta sexta-feira. 

As regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Palmeira das Missões e Pelotas permanecem na bandeira vermelha. As regiões de Taquara, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul evoluíram de bandeira laranja para vermelha nesta rodada. Santa Maria, Ijuí, Uruguaiana, Bagé e Lajeado são as cinco regiões que permaneceram na bandeira laranja.

A situação de cada município e os protocolos de segurança para cada setor podem ser conferidos através do site distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

Leia Também

Deixe o seu comentário!