O executivo Thomas Eckschmidt, fundador da instituição Capitalismo Consciente no Brasil, participou de uma entrevista exclusiva durante o Fim de Expediente da Rádio Spaço FM desta terça-feira, 30. Ele visitou Farroupilha a convite do Sicredi e da Cics para ministrar uma palestra com o tema ‘Despertando o espírito heroico de empreendedor’, que ocorreu no Restaurante Parque dos Pinheiros na noite desta terça. Sua participação no programa foi acompanhada pelo presidente da Cics, Daniel Bampi, e pelos gerentes de agências do Sicredi, Regina Ducatti, César Possamai e Marcos Citolin.

Eckschmidt explicou que todas as empresas nascem capitalistas conscientes, mas seus fundadores normalmente não sabem disso. Eles também sempre projetam fazer algo inovador, diferente da concorrência, para que tenham perspectiva de crescimento.

O executivo comentou sobre os casos de colaboradores desengajados com o propósito das organizações. Ele destacou que os líderes precisam identificar estas pessoas, que acabam desestimulando a equipe.

Conforme pesquisas apresentadas por Eckschmidt, cerca de 20% dos funcionários jogam contra as empresas, 30% vestem a camisa e outros 50% ficam em cima do muro, acompanhando o que é benéfico para eles e não para a equipe.

Uma sugestão do executivo é que os líderes empresarias identifiquem estas pessoas e as reposicionem em locais que eles desempenhem um resultado mais eficiente. ”A gente como o líder de empresa, de negócio, de área, a gente tem que olhar para as pessoas com quem a gente trabalha e tentar entender o talento de cada um e ajudar essa pessoa a se realizar”, enfatizou.

Segundo Eckschmidt o importante é que os gestores deixem claro para seus funcionários o propósito de cada empresa para que todos saiam ganhando. “No fundo, se a gente não está aqui para ser feliz, a gente veio fazer o que aqui?”, questionou.

OUÇA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA NO ÁUDIO ABAIXO 

Deixe o seu comentário!