A campanha de recolhimento de lixo eletrônico iniciará neste sábado, 25. A primeira edição do ano ocorrerá das 9h às 15h, no estacionamento do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), na Rua 14 de Julho, 710, no centro de Farroupilha.

Para evitar aglomerações em meio ao isolamento social causado pela pandemia de coronavírus, o recolhimento dos objetos será através de drive thru. Assim, quando o carro chegar ao local, o lixo eletrônico será retirado pelos funcionários da empresa que gerencia os resíduos, a Ambe. Quem chegar a pé será direcionado para manter o controle da fila.

O secretário do Meio Ambiente, Adriano Colferai, explicou que os funcionários terão cuidado e respeitarão todas as medidas de prevenção a covid-19. “Vai ter o pessoal lá identificado com os equipamentos de segurança para recolher esses materiais”, pontuou. Além desta, o farroupilhense terá outras duas oportunidades para descartar o lixo eletrônico, em 22 de agosto e 5 de dezembro.

O QUE PODE SER DESCARTADO 

  • Linha Verde: informática, computadores, notebooks e etc;
  • Linha Azul: Eletroportáteis, periféricos, eletrônicos diversos;
  • Linha Marrom: Equipamentos de áudio e vídeo, tubos de imagem, monitores, televisores; 
  •  Linha Branca: Freezers, geladeiras, fogões, máquinas de lavar, micro-ondas e etc.

 

CONFIRA ONDE DEVEM SER ENTREGUES OS MATERIAIS QUE NÃO SÃO ACEITOS COMO LIXO ELETRÔNICO:

  • Lâmpadas fluorescentes: Devem ser devolvidas às lojas onde foram compradas. Por conter material tóxico, as lâmpadas não devem ser quebradas, nem descartadas no lixo orgânico ou seletivo.
  • Pilhas e Baterias de equipamentos eletrônicos: A exemplo das lâmpadas fluorescente, as pilhas devem ser devolvidas ao fabricante ou à loja em que foi realizada a compra. Além disso, o Sicredi mantém em sua agência – Rua Pinheiro Machado, 34, Centro – um ponto de coleta permanente de pilhas e baterias.
  • Tonner e cartuchos de impressora: Alguns fabricantes tem programas específicos de coleta de Cartuchos e Toner vazios. No momento da compra, certifique-se se a loja aceita o produto vazio.

OUÇA O ÁUDIO ABAIXO 

Áudios

Leia Também

Deixe o seu comentário!