O bombeiro farroupilhense Geomir Alan da Cás é instrutor do curso de Estruturas Colapsadas realizado pela Nasa no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Da Cás foi convidado pela vereadora Eleonora Broilo para explanar o assunto na sessão do Legislativo da última segunda-feira, 12.

O soldado, que atualmente trabalha no Corpo de Bombeiros de Portão e é socorrista da equipe do Samu em Farroupilha, contou que desde 2013 participa de treinamentos internacionais. O primeiro foi uma especialização em combate a incêndio no Texas em 2013.

Após este contato ele participou de outro curso em Porto Alegre sobre estruturas colapsadas, supervisionado por uma equipe da Nasa. A partir deste encontro o farroupilhense acabou sendo selecionado para participar da capacitação nos Estados Unidos e em 2014 foi para a Califórnia receber mais um treinamento de busca e resgate.

O resgatista manifestou sua vontade de participar novamente deste curso, mas a resposta foi negativa. Logo após, a equipe da Nasa realizou um treinamento em Bento Gonçalves e convidou Da Cás para ser instrutor de alunos brasileiros e norte-americanos na Califórnia. A partir deste convite, o bombeiro ministra o curso de busca e resgate nos meses de abril e maio no estado americano.

OUÇA A ENTREVISTA NO ÁUDIO ABAIXO

Áudios

Deixe o seu comentário!