O professor e coordenador pedagógico do Cetec, Paulo Tortelli, foi o convidado do programa Spaço Livre deste sábado, 25, na Rádio Spaço FM. Durante o painel, Tortelli abordou assuntos como aprendizagem, álcool, drogas, depressão, ansiedade, valores, respeito e como os pais devem se portar junto ao ensinamento dos filhos. Além destes temas, ele também comentou sobre tecnologia e a preocupação que as famílias tem com os alunos fora da sala de aula.

Tortelli contou sobre o trabalho desenvolvido na escola e como funciona para orientar os jovens em relação aos medos e ansiedades da futura profissão. Segundo ele, o aluno geralmente não estuda para aprender, mas sim estuda para ir bem na prova. Por isso são fundamentais projetos, iniciativas e pesquisas que chamem a atenção para o aprendizado. "O aluno tem que construir o conhecimento, tem que ser protagonista da sua ação. O aluno precisa entender a importância que é estudar", ressalta.

 O coordenador também explicou sobre sinais que o estudante pode mostrar que está com algum problema, ou até mesmo indicando a depressão. Tortelli salienta que muitas vezes alguma situação ruim que acontece em sala de aula pode ser reflexo disto, ou apenas necessidade de atenção, de conversar com alguém, de botar para fora o que está sentindo. "É muito difícil para o adolescente lidar com a frustração", pontuou.

Confira a entrevista no áudio abaixo: 

Deixe o seu comentário!