A Prefeitura de Caxias do Sul irá declarar situação de emergência devido ao temporal que atingiu na manhã desta segunda-feira, 20, os distritos de Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva. O gabinete de crise esteve reunido na manhã desta terça-feira, 21, para alinhar os encaminhamentos necessários para atender as famílias atingidas.

As secretarias farão um levantamento dentro de sua área, como perdas nas lavouras, qualificando e quantificando os prejuízos causados e o que precisa ser providenciado, como materiais de construção e laudos. Além do auxílio aos atingidos, essas informações serão importantes para o cadastramento do evento nos órgãos estaduais e federais.

Sobre doações, o chefe de Gabinete Cristiano Becker da Silva ressaltou que a maior demanda é de materiais de construção. Podem ser doadas guias, pregos, telhas de fibrocimento e zinco, e cimento.

A Secretaria de Habitação vai organizar a logística para buscar as doações. Quem tiver materiais pode entrar em contato pelo (54) 3901-1278.

Durante esta semana os alunos da Escola Santa Lúcia terão atividades monitoradas em casa. O prédio, que é alugado, teve parte do telhado danificado. A previsão é de que as aulas já possam ser retomadas na próxima semana.

De acordo com as equipes que estiveram nas localidades, foram atingidas cerca de 20 casas em Santa Lúcia e cerca de 30 casas em Vila Oliva. Não há registro de feridos.

Os distritos foram atingidos por um temporal com chuva de granizo e tornado destelhando o centro comunitário, salão paroquial, aviário e a escola. Essas comunidades foram socorridas pelas equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Habitação, Defesa Civil, Guarda Municipal, Agricultura, FAS, Urbanismo, Samae e Corpo de Bombeiros.

A RGE continua no local realizando o conserto na rede elétrica.

Deixe o seu comentário!