As psicólogas psicanalistas Rita Rosa Baretta e Viviane Crócoli Balbinot foram as convidadas deste sábado, 4, do Spaço Livre, onde comentaram como conduzir a vida em isolamento social em tempo de coronavírus.

Durante o programa elas alertaram para os cuidados com a depressão, tristeza, ansiedade e angústia. Outro item observado pelas psicólogas é o cuidado com o excesso de informações desencontradas e fake news sobre o tema. Segundo elas, é importante procurar uma fonte séria, segura, responsável e comprometida com a verdade.

A pandemia afeta as pessoas de formas diferentes, fazendo-as se sentirem tensas, irritadas, cansadas, entristecidas, com falta de vontade, desistentes, com desejo excessivo de limpeza e achando que nada vai acontecer. Enfim, em cada um de nós esse momento poderá deixar pequenas marcas, por isso a importância de conversarmos com alguém.

A restrição na aproximação dos netos junto aos avós também entrou na roda de conversa, onde a falta do abraço, do afeto e do aconchego podem resultar em tristeza e sofrimento na relação entre ambos.

A presença da família em tempo integral deve ser distribuída de forma em que cada um tenha o seu momento particular, ou seja, se o filho deseja ficar no celular, no computador ou até mesmo no WhatsApp por um determinado período, isso tem de ser encarado de forma natural. Isso vale inclusive para o casal, o que poderá estar evitando uma discussão por algo banal.

Um grupo de psicólogos se colocou à disposição para realizar atendimentos voluntariamente. A pessoa que deseja falar sobre o assunto deve entrar em contato pelo telefone 0800 645 7950 e informar o seu contato para que um psicólogo possa entrar em contato posteriormente.

Você confere o programa na íntegra no vídeo anexo

Deixe o seu comentário!