Em audiência pública promovida nesta quarta-feira, 18, pela Câmara de Vereadores com a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e a Associação Farroupilhense de Engenheiros e Arquitetos (Afea), se discutiu sobre as obras previstas para Farroupilha pelo governo estadual com a implantação de pedágios na Serra.

O evento contou com a participação do presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, do deputado federal Pompeo de Mattos e da deputada estadual Francis Somensi.

Conforme explanação da equipe técnica, com a concessão das rodovias o governo do Rio Grande Sul prevê a instalação de rótulas de acesso, passarelas, duplicações e alargamentos das rodovias. Porém, a Seplan aponta problemas de fluidez no trânsito para os próximos anos, principalmente nas áreas que cruzam o perímetro urbano.

O investimento total previsto para Farroupilha será de R$ 514 milhões e entre as obras tratadas há a duplicação da RSC-453 entre Farroupilha e Bento Gonçalves, rótulas de acesso nas linhas São Miguel e Burati. Ainda consta uma correção no traçado da ERS-122, trecho conhecido como curva da morte, duplicação de parte da ERS-122 entre Farroupilha e São Vendelino, elevadas nos acessos a Avenida Pedro Grendene e à Linha Julieta, entre outros, além da manutenção e acostamento de toda faixa de domínio da concessão.

Durante a audiência foi sugerida também a criação de um grupo local com caráter consultivo para atuar junto com a empresa vencedora da concessão para acompanhar o andamento das obras acordadas.

O representante da Amesne alertou não haver um estudo preliminar referente a possibilidade de entraves de obras como problemas ambientais, invasões, entre outros.

Previsto para ser votado na Assembleia Legislativa, a deputada estadual acompanhou a manifestação dos convidados e público presente quanto aos detalhes da proposição e ressaltou a importância da audiência em nortear as ações sugeridas pela comunidade uma vez que a concessão será de 30 anos.

O presidente da Casa Legislativa, o vereador Tadeu Salib dos Santos salientou que a carreata realizada pelo prefeito Feltrin com o tema 'Farroupilha, Pedágio Aqui Não' não foi em vão, mas admitiu que o governo deverá instalar uma praça ou em Farroupilha ou bem próximo de Farroupilha.

Clique AQUI e confira as obras previstas para Farroupilha pelo governo do estado.

Confira no áudio abaixo

Áudios

Deixe o seu comentário!