Um grupo de pessoas se reuniu nos arredores da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis na manhã deste domingo, 28, para uma manifestação contra as medidas adotadas pelo Governo do Estado no combate à pandemia.

De acordo com os manifestantes, o objetivo era realizar um movimento pacífico e sem cunho político para mostrar a indignação dos empresários com as regras impostas aos comerciantes.

A Prefeitura de Nova Petrópolis emitiu uma nota oficial:

“Diante das manifestações populares ocorridas no Município nos dias 27 e 28 de março de 2021, a Administração Municipal reitera os seguintes pontos à comunidade de Nova Petrópolis.

  • O Poder Público Municipal respeita o direito constitucional de cada cidadão ao protesto e à livre manifestação, sempre respeitando os limites da legalidade.

  • Da mesma forma, a Administração Municipal é sensível às dificuldades enfrentadas há mais de um ano pelos diferentes stores da economia local. A perda econômica do empresário é também uma perda da Municipalidade.

  • Com a finalidade de amenizar as perdas e permitir a reorganização financeira, a Prefeitura instituiu em 16 de maço de 2021 a prorrogação por 90 dias do prazo de vencimento de todos os tributos municipais.

  • Em paralelo, não se pode jamais desconsiderar a grave realidade sanitária que aflige Nova Petrópolis e o Estado. Munícipes seguem falecendo nas UTIs da região. E há aqueles que sequer conseguem a vaga de UTI de que necessitam.

  • O Município tem a obrigação de seguir e aplicar as restrições do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. O Ministério Público faz sucessivas cobranças para que o Município cumpra o seu dever de fiscalizar o cumprimento dos protocolos.

  • Municípios importantes, que descumpriram as determinações do Estado nos últimos dias, acabaram sendo obrigados pela justiça a mudar seus posicionamentos. Nestes lugares passaram a haver, também, problemas de insegurança jurídica.

  • O reforço na fiscalização por parte dos municípios é uma das exigências do governo do Estado para permitir a cogestão, sendo inclusive uma condição para novas flexibilizações. Saliente-se, no entanto, que as equipes de fiscalização da Prefeitura de Nova Petrópolis priorizam sempre a atuação dom caráter pedagógico.

  • O prefeito Jorge Darlei Wolf tem buscado, junto com outros prefeitos da região, os meios legais e competentes para convencer o governador do Estado a fazer novas flexibilizações. Há alguns dias, a pauta de reivindicação dos empresários locais foi levada ao secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

  • Novas tentativas, em busca de flexibilização, acontecerão a partir desta segunda-feira, 29 de março de 2021.

  • Os números da pandemia começaram a dar sinais de estabilização e recuo, ao passo que a vacinação avança. Para que o cenário continue melhorando, a flexibilização das atividades precisa ser igualmente gradual.”

Leia Também

Deixe o seu comentário!