Quem mora em Farroupilha já deve ter visto fotos ou apreciado pessoalmente uma ave colorida que chama muito a atenção por onde passa. O Tucanuçu ou Tucano-toco sobrevoa a cidade e para em árvores, sacadas e janelas de prédios.

O bico de aproximadamente 20 centímetros é usado como uma pinça para capturar alimentos. Sua dieta é composta principalmente de frutas e insetos, mas também pode saquear ninhos de outras aves. O farroupilhense Paulo Dalsochio costuma receber a visita do tucano duas vezes por dia. Ele conta que o animal para na sacada do apartamento normalmente uma vez de manhã e outra à tarde. 

Outro registro foi feito no bairro Belvedere, onde o morador Fabrício Bernardi filmou o animal se alimentando de frutas na janela de sua cozinha. Em Linha Ely, Christine Isabel Fagherazzi Gaviraghi flagrou um tucano-de-bico-verde. Esta outra espécie também foi vista em bando no bairro Pio X, por Arlete Sironi. 

Observação de aves

Uma prática que tem crescido muito em todo o Brasil é a observação de aves, também conhecida como birdwatching. A atividade consiste em avistar e registrar diferentes espécies em seu habitat natural sem alterar o ambiente onde vivem ou o comportamento dos animais. Na região existe inclusive o Clube de Observadores de Aves da Serra Gaúcha, que conta com cerca de 50 integrantes de várias cidades entre biólogos, praticantes de birdwatching ou simplesmente amantes da natureza. Em Farroupilha os jornalistas da Spaço FM, Jerônimo Portolan Filho e Débora Debon costumam fazer os registros aos finais de semana. Com um binóculo e uma câmera eles percorrem bairros do município, a região do Rio das Antas e as comunidades do interior, passando por Caravaggio, Linha Julieta, Linha 30 e Nova Sardenha. As fotos podem ser conferidas no perfil do Instagram @clickaves. Os registros de outros praticantes da observação de aves da cidade e da Serra se encontram no Wikiaves (wikiaves.com.br), que é um site considerado a maior comunidade de observadores do Brasil. 

Registros

O programa Panorama, que vai ao ar pela Rádio Spaço FM todas as manhãs de segunda a sábado e é apresentado por Rogério Portolan, recebeu uma visita rápida de um pássaro por volta das 8h30 desta sexta-feira, 26. Segundo Portolan, em um breve relato ao vivo, ele fico espantado com o bicho, relativamente grande tentando entrar no estúdio, que estava com a janela entreaberta. Ele chamou os colegas da redação para registrarem o fato, mas o animal já havia voado. Posteriormente os ouvintes enviaram inúmeros registros de pássaros silvestres que sobrevoam e param em residências do município.

* Reportagem: Jerônimo Portolan Filho e Débora Debon

ACOMPANHE AS IMAGENS NA GALERIA DE FOTOS

Deixe o seu comentário!