O vice-prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini participou nesta sexta-feira, 18, do encontro com o vice-governador do estado Ranolfo Vieira Júnior e a diretora técnica da Câmara Brasil-China (Bracham), Lourdes Cristina Printes, onde trataram assuntos ligados aos investimentos do país chinês no Brasil, mais especificadamente na região da Serra.

O encontro ocorreu em Gramado e contou também com a participação do diretor da Bracham e do assessor da Assembleia Legislativa, Matheus Paim.

A diretora técnica da Bracham explanou sobre a grande quantidade de recursos que os chineses possuem para investir nos países emergentes e citou o Brasil como um parceiro preferencial.

Ela relatou os investimentos chineses no Porto de Arroio do Sal, em uma usina de etanol no Brasil e outras áreas que estão sob a mira dos asiáticos. A diretora destacou algumas empresas da Serra que possuem investimentos em solo chinês, como a Marcopolo.

Em função desta participação da Serra, o escritório da Bracham no Brasil não será nem em São Paulo, nem em Brasília, mas sim em Caxias do Sul, com olhar para toda a região.

Por fim, Lourdes ressaltou o interesse no projeto da Planta de Grafeno da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e comentou que já tinha conhecimento também da visita do prefeito Feltrin ao presidente Bolsonaro quando o assunto foi citado.

O vice-prefeito, em entrevista à Spaço FM, comentou sobre o encontro e reforçou o interesse da China em investir na Serra Gaúcha. Tomazini salientou que é de interesse da região esses investimentos, mas é necessária a criação de mecanismos e sistemas de controle para dosagem dessas ações.

Confira no áudio abaixo

 

Áudios

Deixe o seu comentário!