O comércio de Farroupilha e as empresas dos gêneros alimentícios poderão trabalhar no feriado do Dia do Trabalhador nesta sexta-feira, 1º de maio. Uma reunião entre o Sindicato dos Empregados do Comércio e Sindigêneros definiu a abertura dos estabelecimentos.

O acordo foi justificado em virtude de uma possível aglomeração de pessoas nos estabalecimentos comerciais pós-feriado, o que não é permitido pelos decretos do estado e município, levando-se em consideração os cuidados com os protocolos de segurança da saúde em razão da pandemia de coronavírus.

Conforme a presidente do Sindicato dos Empregados, Cristiane Colombo, o bom senso prevaleceu, pois a abertura do comércio neste feriado permite que as pessoas possam realizar suas compras com toda a segurança exigida pelos órgãos de saúde.

Outro ponto que ficou acordado foi o fechamento da convenção coletiva de 2020, onde foi possível fechar o reajuste anual do INPC ao salário, mais meio por cento. A presidente explica que a partir de julho este aumento será repassado ao trabalhador.

Para o presidente do Sindigêneros, Elenir Bonetto, o acordo foi positivo para ambos, mas, ressaltou que o importante é manter a saúde da população. 

Em relação ao comércio ligado ao Sindilojas, Cristiane explicou que poderá abrir normalmente, desde que sejam obedecidas as cláusulas acordadas na convenção coletiva da categoria em 2019, sendo uma delas a folga antecipada do trabalhador.

Confira no áudio abaixo

Áudios

Deixe o seu comentário!