O barbeiro mais antigo de Farroupilha está completando 86 anos. Olímpio Strada nasceu em 23 de outubro de 1933 e foi o pioneiro em seu segmento no município, tendo uma vida dedicada à sua barbearia. Ele contou que quando começou a atividade profissional, Farroupilha tinha apenas 10 mil habitantes. Olímpio também lembrou como era o cenário da cidade quando iniciou os trabalhos. O barbeiro trabalha em seu estabelecimento na Rua Júlio Castilhos, no centro, há 62 anos. Confira alguns trechos da entrevista:

O senhor sempre trabalhou como barbeiro?

Sempre, fui para o exército e comecei a trabalhar lá. Vivi coisas boas e ruins. Lembro que há cinco ou seis anos estava caçando no Uruguai e me perdi e fiquei uma noite perdido. Lá não é fácil, é tudo igual, tudo parecido. Saí para caçar perdiz comecei caminhar e me acharam bastante tarde a 33 quilômetros de distância.

Quais as lembranças da época que senhor começou a trabalhar?

No meu tempo, quando comecei a trabalhar aqui tinha 10 mil habitantes. Aqui não tinha asfalto, era só terra, fiz a minha casa no meio do mato. Agora tem um prédio de sete ou oito andares na frente da minha casa.

Qual a sua clientela atualmente?

Tenho mais fregueses adultos, que têm 30, 50, 60 anos, eu atendo todo mundo.

Algum cliente especial?

Tem gente aqui que é freguês há 50 ou 60 anos. Antigamente eu trabalhava até às 22h. 

Até quando o senhor pretende levar essa vida de barbeiro?

Não sei, não sei, até que dá.

Ouça a entrevista completa no áudio abaixo

Áudios

Leia Também

Deixe o seu comentário!