O programa Spaço Livre deste sábado, 1º de agosto, recebeu a infectologista Viviane Buffon, que comentou sobre os mais de quatro meses da pandemia do coronavírus. Ela também orientou a população sobre os cuidados de prevenção ao vírus e o que já foi descoberto neste período. Ela também respondeu inúmeras dúvidas dos ouvintes de como as pessoas estão se comportando e apreendendo.

Até o momento ela explicou que muito já se avançou. Em um primeiro momento a doença tinha muitos detalhes desconhecidos como quem adquire não tem mais chance de adoecer pelo vírus. De acordo com Viviane, existem estudos que após três meses as pessoas podem contrair o vírus novamente. Outro detalhe, no início da pandemia a covid-19 era uma doença relacionada aos pulmões, mas no momento ela é mais complexa e pode atingir rins, sistema neurológio, vascular, entre outros. “É uma doença muito mais complexa que se achava inicialmente”, destacou.

Ela ressaltou que a população precisa tomar cuidados, principalmente os grupos de risco como idosos, doentes crônicos e pessoas que possam apresentar os sintomas.

COVID-19

A contaminação costuma ocorrer pelo ar por gotículas respiratórias ou contato pessoal com secreções contaminadas, como saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mão, objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

COMO SE PREVENIR

- Lavar as mãos com frequência
- Evitar tocar olhos, boca e nariz
- Sair de casa somente se for necessário
- Evitar aglomeração de pessoas
- Usar álcool gel

OUÇA O PROGRAMA COMPLETO 

Deixe o seu comentário!