O Spaço Livre deste sábado, 15, recebeu como convidado o biólogo e professor, com mestrado em zoologia, doutorado em educação científica e coordenador do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Guilherme Brambatti Guzzo.

Durante o painel, Guzzo comentou sobre diversos assuntos relacionados à saúde planetária, um novo campo de pesquisa que há cerca de seis anos, trata da relação entre a saúde humana e o impacto de nossas ações na qualidade dos ambientes naturais.

De acordo com o biólogo, a qualidade do ar, queimadas, falta de chuva, poluição e por consequência o aquecimento global que provoca o aumento da temperatura média na terra, estão entre os temas que mais preocupam na preservação do ecossistema. Ele afirma que uma forma de reduzir estes impactos é a consciência coletiva, através de práticas como o uso racional da água e energia elétrica, plantio de árvores, redução de resíduos ou ainda, pequenos deslocamentos feitos de bicicleta ou a pé.

Questionado sobre a eficácia da ciência, o professor relatou que embora o método esteja em constante evolução e não tenha todas as respostas, devemos acreditar e procurar expandir nossa compreensão sobre determinados assuntos. “A ciência não pode responder tudo, mas devemos confiar nela pelo conhecimento do mundo. É normal que as pessoas tenham uma série de dúvidas, até pela quantidade de informações que recebemos todos os dias. Nós precisamos abrir horizontes, buscar conhecimento em mais lugares”, destacou.

Conforme Guzzo, a responsabilidade pela saúde planetária está em nossas mãos. ”Sejamos responsáveis, a qualidade do ambiente e da vida depende de nós”, concluiu.

OUÇA O PROGRAMA COMPLETO NO LINK ABAIXO 

Deixe o seu comentário!