A médica veterinária Maria Luiza Portolan foi a convidada do programa Spaço Livre deste sábado, 18. Durante o painel ela comentou sobre o aniversário de oito anos da clínica veterinária e pet shop Boutique Animal, comemorado hoje. Além disso, ela respondeu dúvidas dos ouvintes e explicou sobre a importância do check-up periódico nos animais, castração, vacinas, alimentação e doenças dermatológicas.

No início da entrevista ela salientou que existem muitos mito acerca da castração. Entrentanto, a veterinária afirmou que se bem acompanhado e feito com profissional capacitado, o procedimento aumenta a expectativa de vida dos animais, a qualidade de vida deles, evita cios na fêmea, que podem causar alguns prejuízos, tumores de mama e piometra, que é a infecção do útero. Nos machos também evita fugas e brigas, marcação de território, tumores de testículo, hiperplasia prostática benigna e ainda há a questão do controle populacional. "Só tem benefícios a castração", destacou. Segundo a entrevistada, os maiores medos dos tutores é em relação à anestesia e a recuperação pós-cirúrgica. Ela ressaltou que sempre é realizado um check-up para verificar a saúde do animal antes da cirurgia, a anestesia é feita com todos os cuidados e segurança e os cães e gatos se recuperam rapidamente. Por isso é importante utilizar as medicações indicadas pelo veterinário e proteger os pontos nos casos das fêmeas. 

Outras questões sobre catarata, epilepsia, coprofagia, giardia, raiva, alimentos e comportamentos também foram abordadas ao longo do painel. Ao final do programa Maria Luiza realizou o sorteio da promoção de aniversário da Boutique Animal e o ganhador de um vale de R$ 200 em produtos e serviços foi Josimar Bonatto. Para participar era preciso preencher o cupom na loja nas compras acima de R$ 50. 

A Boutique Animal fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 442, Centro, Farroupilha. Mais informações pelos telefones telefones 3268-1212 e (54) 99611-1968. 

Ouça o programa na íntegra: 

 

Deixe o seu comentário!