Se você costuma passear pelas redes socias várias vezes por dia, todos os dias, deve ter notado umas publicações que só tem um fundo preto, como o exemplo da publicação acima, e a inscrição #blackouttuesday.

Trata-se de um movimento antirracismo feito por meio das redes sociais e de plataformas de streaming nesta terça-feira, 2, promovido por artistas e por produtores do meio musical.

A iniciativa do Blackout Tuesday, convida as pessoas a postarem uma foto preta em seu Instagram, Twitter ou Facebook, acompanhada da hashtag #blackouttuesday. O objetivo é promover uma pausa para um momento de reflexão em respeito e solidariedade às vidas negras perdidas pelo mundo.

Diversos artistas interromperam suas atividades nas redes sociais e até mesmo os lançamentos previstos para hoje como forma de protesto contra o racismo. Nos Estados Unidos, gravadoras fecharam suas portas e algumas rádios paralisaram suas transmissões em adesão à campanha "The Show Must Be Paused" ("O show deve parar").

Até as 15h30 desta terça-feira, a hashtag #blackouttuesday já somava mais de 15 milhões de publicações somente no Instagram, entre famosos e anônimos. Entre os artistas que participaram da iniciativa estão Rihanna, Elton John, Taylor Swift, Justin Bieber, Cardi B, Shakira, Demi Lovato.

O movimento antirracismo ganhou destaque na última semana após o assassinato de George Floyd durante uma ação policial em Minneapolis, nos Estados Unidos. O homem negro foi morto no dia 25 de maio após ser imobilizado por um policial branco.

Deixe o seu comentário!