A obra de interligação da nova tubulação de água que vem da Estação de Tratamento de Nova Sardenha (ETA) para o reservatório do bairro São Luiz, em Farroupilha, aumentará em 10% o volume de água.
O gerente da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), Elton Ernzen, afirmou que 80% do município ficará sem abastecimento na próxima terça-feira, 14, dia em que obra deverá ser realizada. “Inicialmente iríamos fazer em um domingo, mas verificamos que no domingo há um consumo acentuado e muito grande de água. Então imaginamos que em uma terça-feira, que é um dia histórico de menor consumo, e essa falta não tem tantos reflexos na vida das pessoas como teria em um domingo”, explicou. A obra terminará ainda pela manhã, mas o abastecimento será totalmente normalizado no final do dia. A interligação estava marcada para ocorrer em 5 de janeiro.
O gerente esclareceu que após a interligação, o sistema terá como se normalizar com maior rapidez em caso de eventuais manutenções, além de haver reduções de picos de falta de água.
Segundo Ernzen, atualmente a adutora tem capacidade de distribuir cerca de 135 litros por segundo, e a expectativa com a interligação é passar para 145 litros por segundo.
Obras como a do novo reservatório de 2 milhões de litros começarão nesta semana e tem o objetivo de dar mais autonomia ao município no abastecimento de água.
Leia Também
“Nós vemos desperdícios, gastos em caprichos e teimosias de alguns gestores”, declara Ademir Baretta sobre novo sistema de gestão da saúde em Farroupilha
Criação de comissão é o próximo passo da comunidade para ter asfalto na Linha Julieta, no interior de Farroupilha
Motorista perde controle de caminhão e tomba sobre veículos em São Leopoldo