A cidade de Farroupilha e a região da Serra Gaúcha estão novamente em bandeira laranja no sistema de distanciamento controlado do governo do estado. As classificações do mapa preliminar foram divulgadas no final da tarde desta sexta-feira, 7, pelo governador Eduardo Leite. 

Conforme o modelo, 12 regiões estão na bandeira vermelha e nove em bandeira laranja. Para o total do Rio Grande do Sul, houve leve aumento em diversos indicadores, com exceção da aceleração maior nas hospitalizações (17%) e no número de óbitos (10%). Nesta semana, mesmo com o avanço da doença, o número de leitos livres se manteve estável com abertura de novas unidades e redução no número de internados por outras causas.

Ao todo, 275 municípios (do total de 497) estão em bandeira vermelha, mas, destes, 126 cidades podem adotar protocolos de bandeira laranja por não terem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias. As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (434), Caxias do Sul (123), Canoas (117), Novo Hamburgo (96) e Passo Fundo (88).

Nesta semana o governo do estado também fez algumas modificações no sistema de distanciamento controlado, sendo que a principal delas foi a publicação de um decreto que flexibiliza a bandeira vermelha, permitindo a abertura de restaurantes e comércio em dias e horários específicos. Confira abaixo:

Comércio varejista não essencial (rua, centros comerciais e shoppings)

  •  Permite 25% trabalhadores (somente para estabelecimentos com mais de três trabalhadores).
  •  Respeito ao teto de ocupação (número máximo de pessoas conforme área do estabelecimento).
  •  Abertura exclusiva de quarta-feira a sábado, em horário reduzido, das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais.

Restaurantes

  •  Atendimento presencial restrito passa a ser permitido na bandeira vermelha, com dias e horários reduzidos e reforço dos protocolos obrigatórios.
  •  Aviso visível aos frequentadores sobre a lotação máxima nas bandeiras amarela, laranja e vermelha, para reforçar distanciamento mínimo. Na bandeira amarela, a lotação máxima é de 75%. Na bandeira laranja, é de 50%. Na bandeira vermelha, passa para 50% de trabalhadores e 25% de lotação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
  •  As modalidades de tele-entrega, drive-thru e pague e leve seguem permitidas durante todos os dias da semana.
  • Restaurantes que se localizam em shoppings também estão inclusos na alteração.

Veja mais detalhes de cada município no site do sistema de distanciamento controlado

Deixe o seu comentário!