O garçom que salvou um idoso de aproximadamente 65 anos, que se engasgou enquanto almoçava, foi homenageado na Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira, 14.

O caso aconteceu no sábado, 5 de outubro, por volta das 12h, no Restaurante Caminhos do Trem, na Rua Rômulo Noro, no centro de Farroupilha. O garçom Rômulo Brum Sokoloski percebeu o homem engasgado, caminhou em direção à mesa, soltou a bandeja que estava segurando e aplicou a Manobra de Heimlich. Essa técnica consiste em desobstruir as vias aéreas superiores que estão trancadas por algum objeto ou comida, por exemplo.  

Assista o vídeo do salvamento 

Sokoloski explicou como foi o caso. "Eu não pensei duas vezes em acudí-lo e colocar em prática o que tinha adquirido em outros cursos que fiz de primeiros socorros. Os familiares estavam acudindo ele, eu percebi e achei necessário colocar em prática a teoria. Não é todo dia que acontece isso”, contou.   

Nesta manobra as mãos são utilizadas para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, abraçando ela por trás, provocando uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso.

Ouça o áudio abaixo 

Áudios

Leia Também

Deixe o seu comentário!