O Spaço Livre deste sábado, 22, recebeu como convidada a médica veterinária Maria Luiza Portolan. Ao longo do programa ela comentou sobre diversos assuntos e respondeu dúvidas dos ouvintes.

Um dos destaques foi a importância da vacinação. Segundo Maria Luiza, além de ser a primeira coisa a ser feita ao adqurir ou adotar um animal, ela é necessária para prevenir doenças, que muitas vezes podem até levar a óbito. A veterinária também salientou que as vacinas devem ser feitas anualmente e muitas pessoas acabam esquecendo de levar seus pets para receber as doses. "Tem que vacinar sim todo o ano, tanto gato, quanto cachorro", explicou.

Entre as doenças mais frequentes que são atendidas em seu consultório estão dermatites, algumas transmitidas por carrapato, além de cinomose e parvovirose. Nos gatos há bastante registro de FIV e FeLV e doenças virais.

Outro ponto abordado no painel foi a castração. Conforme Maria Luiza, o procedimento, que deve ser feito a partir dos seis meses, resulta em muitos benefícios, pois evita tumores de mama, infecção do útero, fugas, agressividade, marcação de território para os machos, o aumento da próstata, tumores de próstata e testículo, diminui o odor da urina e aumenta a expectativa de vida do animal.

A Boutique Animal fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 442, no centro de Farroupilha. Mais informações pelo telefone (54) 3268-1212.

Ouça o programa na íntegra

 

Deixe o seu comentário!