As médicas Viviane Buffon e Jenifer Curtinaz Cardoso foram as convidadas do programa Spaço Livre deste sábado, 2. Elas responderam perguntas dos ouvintes e abordaram o tema 'Cuidados paliativos para pacientes com doenças sem possibilidade de cura'. Ao longo da entrevista elas destacaram a importância de hábitos saudáveis ao longo da vida.

A médica Viviane, que é infectologista, explicou que os cuidados paliativos envolvem várias áreas da medicina e de religião. “A religiosidade proporciona, ela traz um conforto inclusive nos sintomas do paciente, inclusive na dor”, ressaltou.

Viviane ainda explicou que as pessoas precisam ser ouvidas com respeito e também entender que com o avanço da idade as restrições começam a aparecer. “Ninguém vai ter com 80 anos um físico de 15 anos, então nós temos que nos adaptar às mudanças naturais da vida”, destacou. Outro fato abordado durante o programa foi a questão de acreditar que a vida pode melhorar. “A gente não pode morrer antes do fato de estar morto”, enfatizou.

Deixe o seu comentário!