O Spaço Livre deste sábado, 14, recebeu como convidado o físico, professor da Universidade de Caxias do Sul e coordenador do Grupo de Trabalho Energia, Petróleo e Gás do Arranjo Produtivo Local de Caxias, Tiago Cassol Severo. Durante o programa ele comentou sobre alguns assuntos como as energias renováveis, mudanças da matriz energética brasileira, veículos elétricos e a relação com as energias renováveis.

Severo explicou que as energias renováveis são fontes que se renovam em um curto período de tempo, como a energia do sol, do vento e da água, diferente do carvão que precisa de milhares de anos para isto. O especialista destacou a energia solar como uma opção excelente no aquecimento de água das residências. Segundo ele, um coletor externo pode reduzir a fatura em 25% a 30%. "Chuveiro elétrico é um ladrão de energia elétrica", salientou. 

O professor afirmou que recomenda o sistema solar, o qual tem uma garantia de 25 anos e previsão de 35 a 40 anos de funcionamento. "O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com maior número de instalações solares do Brasil. A gente só perde para Minas Gerais", pontuou.  

Ouça o programa na íntegra: 

Deixe o seu comentário!