O temporal que atingiu Farroupilha no começo da madrugada desta quarta-feira, 31, por volta de 00h15, causou transtornos e prejuízos, tanto na área urbana, quanto no interior. Os bairros Industrial, São Francisco, Santo Antônio, Centro e Santa Catarina foram alguns que registraram destelhamentos e alagamentos.

Localidades do interior como Linha Ely, Nova Milano, Linha Jacinto e Linha São João também foram atingidas com o forte temporal. Várias árvores acabaram arrancadas, casas e galpões destelhados, postes de energia derrubados, além da perda de parreirais, plantações de pêssego e outros. Um dos moradores da Linha Ely, Fabiano Anselmi, comentou que os danos foram gigantes. Segundo ele, grande parte do parreiral de 20 hectares e várias frutíferas não resistiram a tempestade. 

O Corpo de Bombeiros atendeu mais de 40 chamados, mas não houve feridos. Os bairros mais atingidos foram Monte Verde, Primeiro de Maio, Cruzeiro e Industrial . Os bombeiros distribuíram mais de 217 metros de lona para a cobertura improvisada nas residências. Além disso, muitos moradores estão sem energia elétrica e sem água.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também atendeu a diversos chamados de quedas de árvores ocorridas nos kms 206, 205, 199, 195 e 194 da BR-470. A retirada se estendeu por toda madrugada e contou com o apoio dos bombeiros de Bento Gonçalves e Veranópolis. O trânsito foi desviado pelo acostamento da rodovia e não houve registro de acidentes. 

A Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito também trabalham para auxiliar no apoio às localidades atingidas com a distribuição de lonas. O secretário Fernando Silvestrin comentou sobre as providências que estão sendo tomadas. Conforme ele, todos os pedidos de ajuda são atendidos e, ao longo da semana, em alguns lugares que houve alagamentos, as tubulações serão trocadas. Ele ainda deixou o telefone (54) 3261-6966 para que as pessoas que precisam de ajuda possam entrar em contato.

Confira as entrevistas abaixo

Áudios

Deixe o seu comentário!