O 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) divulgou o balanço semestral da segurança pública na sua área que abrange Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos, Antônio Prado, Ipê, Nova Roma do Sul e Nova Pádua. Os resultados divulgados nesta quarta-feira, 15, apontam para um aumento de 20,46% nas prisões em flagrante no primeiro semestre. No mesmo período do ano passado haviam sido registradas 215 prisões e esse número subiu para 259 em 2020.

O subcomandante do 36º BPM, major Juliano Amaral salientou o bom trabalho da Brigada Militar (BM). “É um trabalho todo de pronta resposta do nosso segmento de policiamento ostensivo das guarnições que estão nas ruas”, exaltou.

Os furtos de veículos baixaram de 56 para 11, representando uma queda de 80,35%. O mesmo aconteceu com o roubo de carros. De 35 caiu para 20 ocorrências, o que significa 42,85%. Outras reduções são significativas como é o caso de roubo a pedestre, que passou de 39 para 11, indicando uma queda de 71,79%.

Em contrapartida, apesar da pandemia, o roubo a estabelecimentos comerciais aumentou em 150%. No primeiro semestre de 2019 o número era de seis. Já no mesmo período deste ano houve um crescimento e o número saltou para 15. De acordo com o major, o que pode ter ocasionado esse aumento é a liberdade que alguns presos tiveram por conta da pandemia de covid-19. “Desses presos que foram soltos temos um número bem significativo de Farroupilha”, contou. De acordo com o major, 87 presos foram postos em liberdade na Serra Gaúcha, sendo que sete são de Farroupilha.

Amaral ressaltou que a BM realiza diversas operações para diminuir esse indicador, um exemplo é operações ligadas ao comércio e a proximidade da polícia com as entidades do setor. “Estamos mapeando os dias e os horários para tentar amenizar essa situação”, garantiu.

Leia Também

Deixe o seu comentário!