A Brigada Militar está comemorando nesta quarta-feira, 18, 183 anos de história no Rio Grande do Sul. A força de segurança foi criada a partir das ações conturbadas dos Farroupilhas na Província de São Pedro do RS, quando o presidente Antônio Elzeário de Miranda e Britto promulgou uma lei criando a Força Policial da Província com o efetivo de 19 oficiais e 344 praças e atribuições de auxiliar a justiça para manter a ordem e a segurança pública na capital. Somente em 1841 entrou em vigor o Regulamento do Corpo Policial.

Atualmente a Brigada Militar conta com mais de 25 mil homens e mulheres que atuam policiamento ambiental, rodoviário, polícia fazendária, Corpo de Bombeiros, policiamento de suporte aéreo, unidades especializadas em áreas de fronteira, turísticas (Bpat - Serra e Litoral); operações especiais (1º, 2º e 3º BOE), 40 unidades operacionais (BPM) e sete regimentos. Além disto, conta com o Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate) e os Colégios Tiradentes da Brigada Militar (Ctbm) situados em Porto Alegre, São Gabriel, Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas, Passo Fundo e Ijuí.

No município de Farroupilha está localizado o 36º Batalhão de Policia Militar (BPM) que durante esta semana de aniversário está apresentando a 1ª Mostra Fotográfica da Brigada Militar de forma itinerante no município. A exposição já passou pelo Sindilojas e Santuário de Caravaggio. Nesta quarta-feira, 18, ocorre na Praça da Igreja Matriz no centro de Farroupilha a partir das 17h.

Leia Também

Deixe o seu comentário!