A Polícia Federal (PF) desarticulou a empresa Unick Forex na manhã desta quinta-feira, 17. A operação chamada 'Lamanai' cumpriu 65 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Bragança Paulista (SP), Palmas (TO) e Brasília (DF).
A investigação tem o apoio da Receita Federal e apontou que o grupo movimentava R$ 40 milhões por dia. Cerca de um milhão de clientes da Unick eram atraídos pela promessa de retorno de 100% sobre o valor investido, no prazo de seis meses.
A captação de recursos estava estruturada em um formato conhecido como 'pirâmide financeira', em que os novos investidores subsidiam os pagamentos de remuneração daqueles que já aplicaram recursos há mais tempo. A empresa já havia sido notificada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que parasse de praticar atividades não autorizadas, mas seguiu atuando e teve expedida uma ordem de parada de operações.
Foram apuradas outras ações criminosas como a aquisição de moedas virtuais para remeter ao exterior em supostos atos de evasão de divisas, assim como crimes de lavagem de dinheiro, entre outros. Todos os valores e bens que a Unick tinha foram bloqueados. A reportagem da Spaço FM entrou em contato com a PF de Porto Alegre, que não repassou detalhes sobre as prisões de Caxias do Sul.
Leia Também
Suspeito de tentativa de feminicídio é preso no bairro Centenário, em Farroupilha
Cooperativa Meu Pedaço de Chão solicita aos cooperativados que passem seus dados para checar o número de associados