O aniversário de 15 anos do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) é comemorado nesta terça-feira, 27, a partir das 10h. Conforme o comandante do batalhão, tenente-coronel Márcio Uberti Moreira, o evento será realizado no térreo da Igreja Presbiteriana de Farroupilha, no bairro Pio X e reunirá ex-comandantes do batalhão e diversos colaboradores da segurança pública do município. Ao longo da comemoração serão entregues comendas e haverá almoço e um café da tarde para convidados.

Saiba que foram os comandantes do batalhão desde sua fundação

  • Primeiro comandante do 36º BPM, tenente-coronel Leonel da Silva Bueno
    De 6 de julho 2006 a 3 agosto 2010 e de 1º de fevereiro 2011 a 26 de dezembro 2011
  • Tenente-coronel Haroldo Edison Knebel
    De 27 de dezembro 2011 a 4 de março 2015
  • Major Luís Fernando Becker
    De 10 de março 2015 a 22 de janeiro 2017
  • Tenente-coronel Cristine Rasbold
    De 23 de janeiro 2017 a 21 de maio 2018
  • Major Juliano André Amaral
    De 22 de maio 2018 a 7 de janeiro de 2019
  • Tenente-coronel Lúcio Henrique de Castilhos Alencastro
    De 8 de janeiro 2019 a 25 de setembro 2020
  • Major Juliano André Amaral
    De 26 de setembro 2020 a 28 de fevereiro 2021
  • Tenente-coronel Márcio Uberti Moreira
    1º de março de 2021 até os dias atuais

O comandante Uberti divulgou uma nota sobre a data. Acompanhe:

Palavras do Comandante na passagem do 15º aniversário de criação do 36º BPM em Farroupilha.

O 36º BPM, com sede em Farroupilha e com responsabilidade territorial também nos municípios de Flores da Cunha, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Pádua e São Marcos, o que contempla um total de 1.488,129 km2, e população estimada de 142.283 pessoas completa em 27 de julho de 2021, 15 anos de existência. Além do orgulho de comandar unidade da Brigada Militar de tão grande destaque e importância, cabe neste momento salientar alguns números e resultados obtidos ao longo deste período pelo trabalho dedicado e incansável de nossos homens e mulheres.

Na área operacional temos reduzido todos os indicadores de criminalidade, ano a ano, fazendo desta, uma região mais segura para viver e investir. Roubos, furtos e em especial o homicídio alcançaram números históricos positivos nos últimos semestres. Fruto do trabalho integrado e dedicado, com base na análise criminal e fomentação de novas ações policiais focadas na presença policial e na prevenção. Ações e operações têm demonstrado aos delinquentes e criminosos que não será tolerada sua presença e permanência sem o devido e necessário enfrentamento por parte da Brigada Militar.

O fomento de projetos e ampliação de parcerias trarão em breve ainda mais recursos e investimento em tecnologia e equipamentos (GPS nas viaturas, Cercamento eletrônico, Câmeras com Softwares de reconhecimento e movimento, Viaturas Semi Blindadas, Armamento, Comunicação, Geo referenciamento, etc), são apenas alguns dos exemplos do que já está implementado ou em processo de implementação, visando melhorar ainda mais as condições de trabalho e consequentemente de resultados pelo 36º BPM.

Preventivamente estamos comemorando a marca de 38.220 alunos formados no PROERD, a manutenção de 185 medidas protetivas desde a criação da Patrulha Maria da Penha em 2018, sem contar as ações realizadas através da Base Móvel Comunitária Itinerante, as visitas pós crime, reuniões com associações e apoios a eventos e outros órgãos e instituições.

Este novo normal que vivemos também obrigaram as forças de segurança a se reinventar, novas missões nos foram passadas, novas necessidades da comunidade surgiram, mas estamos e estaremos aqui por muitos mais anos, atuando incansavelmente para apoiar e retribuir o carinho e reconhecimento que tivemos desde nossa chegada para assumir o Comando e que já era alcançada ao efetivo e ao Batalhão desde sempre.

Meu muito obrigado a comunidade que reconhecendo todo esforço e dedicação destes guerreiros do 36º BPM, nos apoiaram fazendo com que fossemos o primeiro lugar em arrecadação do PISEG no estado. Minha continência aos incansáveis Policiais Militares do 36º BPM, que diuturnamente não medem esforços mesmo com o risco da própria vida para garantir o ir e vir, o sono, a propriedade e a integridade de nossa comunidade.
Juntos somos mais fortes!

Vida longa ao 36º BPM!

MARCIO UBERTI MOREIRA
Ten-Cel QOEM-Comandante do 36º BPM

Deixe o seu comentário!