Os vereadores Gilberto do Amarante (PDT), Juliano Luiz Baumgarten (PSB), de Farroupilha e Eduardo Pompermayer (DEM) de Bento Gonçalves, afirmaram durante entrevista à Spaço FM, nesta quarta-feira, 21, que uma nova praça de pedágio proposta no plano de concessões das rodovias do Estado do Rio Grande do Sul, será instalada entre Farroupilha e São Vendelino.

Conforme Baumgartem, a carreata que Farroupilha realizou em protesto a essa possibilidade, foi apenas um ato, mas não surtiu o efeito esperado. Agora é necessário o envolvimento dos vereadores e da comunidade in loco, para mobilizar toda a região em prol do movimento.

Ele esclareceu que o objetivo desse movimento é minimizar os impactos que será causado pelo pedágio, pelo fato de que segundo ele, foi elaborado as escuras, e reafirmou que o pedágio é uma realidade e será instalado entre os dois municípios.

O vereador alertou que as oitivas e audiências populares encerram no sábado, 31, e não haverá mais tempo hábil para discussão com a sociedade. Baumgarten salientou que está sendo criado uma Frente Parlamentar supra partidária, onde nove municípios da Serra já se manifestaram a favor e que na quinta-feira dia 29, se reunirá para defender coletivamente os interesses da população e não os interesses de um governo ou de um grupo político.

Ele ressaltou que há muitas contradições no projeto das novas concessões, primeiramente porque o prazo de 30 anos passará por muitas gerações. Outro item citado pelo vereador é o preço elevado da outorga, o que elevará o preço mínimo do pedágio e isso irá refletir no bolso do usuário. Segundo ele, obras previstas nos editais também não determinam prazos nem locais onde serão executadas.

Os vereadores irão a luta para defender um preço mínimo, sendo que pelas previsões do vereador Pompermayer, uma viagem da Serra à capital do estado, terá que passar no mínimo por duas praças de pedágio, resultando num custo aproximado de R$ 30, entre ida e volta.

O vereador Amarante confirmou que na reunião da quinta-feira, 29, no Salão da Comunidade do Bairro Nova Vicenza, em Farroupilha, estará presente o secretário extraordinário do estado, Leonardo Busatto, para esclarecer as dúvidas da população sobre o tema. A reunião tem previsão de início às 18h.

Confira abaixo a entrevista na íntegra

Áudios

Deixe o seu comentário!