O prefeito Pedro Pedrozo (PSB) propôs um pacto com a comunidade farroupilhense para combater a covid-19. O gestor ressaltou que os prefeitos dos municípios da região conseguiram leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) a mais, o que fez o governador Eduardo Leite (PSDB) mudar a bandeira vermelha para laranja no último sábado, 20. 

De acordo com o prefeito, a mudança de bandeira não é sinônimo para relaxamento das medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. Haverá uma reunião com entidades e médicos nesta quarta-feira, 24, no Sindilojas, para criar um acordo com a população. “Nós não podemos continuar como nós estamos, se não na segunda-feira que vem nós estaremos na bandeira vermelha de novo. Nós vamos endurecer as regras, vamos criar multas. Não quer usar máscara, não tem problema, nós vamos te multar”, justificou. Além disso, terá autuações para empresários que descumprirem as normas.

Pedrozo sugeriu uma parceria com a Brigada Militar (BM) para fiscalizar a comunidade, entretanto, a BM recebeu ordens do comando central para não se envolver no assunto. O prefeito enfatizou que se for preciso, irá até Porto Alegre para ter o apoio do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM). “Se nós não criarmos um pacto com a comunidade, na semana que vem estaremos fechados”, reforçou.

Ainda na tarde desta segunda-feira, 22, o gestor, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios de Farroupilha (Cics), José Carlos Trujillo, e o presidente do Sindilojas, Sérgio Rossi, estarão em uma reunião com a operadora de saúde Unimed, em Caxias do Sul, para conseguir respiradores e aumentar o número de leitos para o município. A proposta é alugar os equipamentos pelo período de três meses.

O prefeito e a secretária da Saúde, Vanessa Zardo, estiveram no Spaço Rádio Jornal desta segunda. Durante o programa, Vanessa alertou as pessoas que a luta contra a pandemia não passou ainda e a necessidade de cuidados redobrados permanece. “Não é hora de fazer festas, ficar aglomerado em postos de combustíveis ou em qualquer outro lugar”, orientou.

OUÇA O ÁUDIO ABAIXO  

 

Leia Também

Deixe o seu comentário!