A prefeitura decretou quarentena em Vila Jansen nesta quinta-feira, 19, no interior de Farroupilha. A medida foi tomada pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus em virtude da confirmação de um caso de um homem de 37 anos que voltou da Inglaterra. De acordo com a secretário Interino de Saúde, Davi Almeida, o paciente retornou ao Brasil no dia 11 de março e no último sábado, 14, buscou atendimento médico e realizou exames. O resultado foi divulgado desta quarta-feira, 18, como positivo e a partir deste fato a prefeitura tomou todas as decisões. O prefeito interino, Pedro Pedrozo, acompanhado do secretário, se manifestou através de uma live no Facebook da prefeitura, explicando sobre as medidas que estão sendo tomadas.

A primeira decisão foi a quarentena para todos os moradores de Vila Jansen por sete dias. Durante este período, as pessoas que não apresentarem sintomas estão liberadas. Caso forem percebidas alterações de saúde, os moradores devem permanecer em suas residências por 14 dias. Os moradores também receberam a orientação para que apenas um integrante de cada família saia de casa se precisar fazer alguma compra. No momento a prefeitura determinou que fique aberto somente o posto de combustíveis e um mercado na localidade.

Durante a manifestação, o gestor frisou por diversas vezes para que as pessoas se recolham. “O recado é fiquem em casa”, destacou. Eles também comentaram sobre a questão do transporte público em todo o município e ficou determinado que todos os passes livres serão cancelados para estudantes, idosos e deficientes. Sobre uma possível prorrogação do pagamento do Iptu, Pedrozo afirmou que a população não deve se preocupar e ficar em filas. De acordo com o prefeito, existe a possibilidade de um adiamento de 60 dias para os vencimentos, mas isto será definido até o final da tarde desta quinta.

Até o momento a prefeitura ainda não decretou quarentena no município e está preparando o prédio da UPA 24 horas para atendimentos emergenciais de pacientes com coronavírus. As autoridades salientaram que o município conta com cerca de 1,2 mil funcionários da área da saúde que estão sendo convocados e treinados para atuarem diretamente nesta pandemia.

Mais informações podem ser obtidas 24 horas por dia pelo WhatsApp (54) 9 9914-3483.

Covid-19

A contaminação costuma ocorrer pelo ar por gotículas respiratórias ou contato pessoal com secreções contaminadas, como saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mão, objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir

• Lavar as mãos com frequência
• Evitar tocar olhos, boca e nariz
• Sair de casa somente se for necessário
• Evitar aglomeração de pessoas
• Usar álcool gel

ACOMPANHE O PRONUNCIAMENTO EM VÍDEO

LEIA A NOTA EMITIDA PELA PREFEITURA

COMUNICADO OFICIAL: DECRETADO ESTADO DE QUARENTENA NA VILA JANSEN

População da localidade deve permanecer em isolamento domiciliar pelos próximos catorze dias
A Prefeitura Municipal de Farroupilha, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, decreta situação de quarentena na Vila Jansen. Com este ato oficial, solicita rígido isolamento domiciliar aos moradores da localidade, inclusive sem receber visitas por sete dias em casos de assintomáticos e por catorze dias quando apresentar sintomas.
O primeiro caso confirmado de coronavírus em Farroupilha, que está em isolamento domiciliar, teve contato com moradores e familiares desta comunidade. Assim, é possível que o vírus esteja em circulação no local. Salienta-se que pessoas que apresentarem sintomas de gripe devem ficar sozinhas em quartos com ventilação.
O decreto obriga o fechamento de bares e qualquer estabelecimento com aglomeração de pessoas. As únicas exceções são o mercado e o posto de gasolina da Vila Jansen. Em casos de extrema de necessidade por alimentos ou remédios, apenas uma pessoa poderá sair da residência para comprar estes itens. Esta pessoa não poderá apresentar sintomas e pertencer aos grupos de risco da doença, como os idosos.
Em caso de sintomas da gripe, como tosse, dificuldade para respirar e febre, as pessoas devem imediatamente entrar em contato com os números divulgados pela Prefeitura: (54) 9.9914.3483: Contato telefônico e WhatsApp disponível 24 horas, inclusive em finais de semana / (54) 3261.1094: Contato da Vigilância Epidemiológica disponível das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Reforça-se o pedido para que todos moradores da Vila Jansen permaneçam em isolamento domiciliar.

Leia Também

Deixe o seu comentário!