O médico de Farroupilha, Thiago Brunet, em entrevista à Spaço FM, comentou nesta quinta-feira, 24, sobre o documento elaborado pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde que apresenta uma análise sobre o estágio da pandemia de covid-19, em Farroupilha.

O médico que trabalha diariamente no Hospital São Carlos, relatou que já vem observando uma redução significativa nas internações relacionadas aos pacientes com suspeita da doença. Para ele, os indicadores apresentados neste documento mostram que o fim da pandemia está próximo. "Eu diria que é o começo do fim da pandemia”, declarou.

Brunet esclareceu e alertou que o fim da pandemia se dará somente com a aplicação da vacina na população, algo que ainda está em fase de teste. Segundo o médico, o pico da doença se deu entre 18 e 25 de agosto, tanto nas internações, quanto na ocupação em leitos de UTI e até mesmo nos óbitos.

A curva voltou a ter uma acensão após o dia 10 de setembro e hoje os índices baixaram aos níveis de quando a pandemia teria começado, ainda no mês de abril.

Com base nessas dados, Brunet comemora o que chama de começo do fim da pandemia, mas alertou para que as pessoas mantenham os protocolos de segurança, bem como o distanciamento social para evitar novas contaminações. "O pior já passou”, exaltou.

Diante dessa realidade de estabilidade, o médico faz um apelo tanto ao governador do estado, quanto ao prefeito para que comecem a liberar protocolos para autorizarem os eventos sociais, obviamente com toda a segurança necessária.

Outro ponto citado foi a presença das pessoas nos parques e praças. Para ele é importante que as pessoas saiam de casa, façam caminhadas, exercícios físicos, peguem um sol, mas que não façam aglomerações num mesmo espaço, a não ser que sejam familiares.

Confira no áudio abaixo a entrevista na íntegra

Áudios

Deixe o seu comentário!