A administração de Farroupilha através da Secretaria da Saúde promove neste sábado, 26, mais um Dia D de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários previstos pelo Ministério da Saúde.

Poderão se imunizar gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, integrantes de forças de segurança, de salvamento e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e população privada de liberdade.

Para ser imunizado é preciso apresentar o CPF, documento com foto, comprovante de residência se possível, e um comprovante que ateste o exercício da profissão em questão ou um atestado da doença que acomete o paciente. Além disso, pessoas que já foram vacinadas contra a covid-19 também devem apresentar a carteirinha de vacinação para averiguação da data da aplicação e o consequente cumprimento do tempo mínimo exigido para a imunização contra a gripe.

Confira os locais para a vacinação

Salão Comunitário Luterano - Rua Prefeito Baungartner, 31 (Próximo a antiga Estação Férrea)

Salão da Comunidade Igreja São João Batista bairro Primeiro de Maio - Rua Augusto Crippa, 336

Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro América - Rua Raymundo Arrosi, 241

Nos três pontos a vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

A imunização contra a gripe para estes grupos seguirá de forma permanente em todos os postos de saúde e unidades que possuem Estratégia de Saúde da Família. Os mesmos funcionam das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta.

Vacinação de crianças

No Dia D, neste sábado, as crianças de seis meses a menores de seis anos e as crianças com comorbidades de seis anos a menores de 12 anos precisam ser vacinadas exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e do bairro América, também das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Vacinas da gripe e da covid-19

A campanha da gripe ocorre sem que a vacinação contra a covid-19 seja interrompida. No entanto, é preciso que o intervalo mínimo entre a aplicação das duas seja de 14 dias. A recomendação é para que aqueles que estiverem com sintomas de gripe ou sintomas relacionados à covid-19 esperem o tempo necessário de completa recuperação para tomar a vacina da gripe.

Para abrir a vacinação contra a gripe para toda a população é preciso atingir os indicadores mínimos de aplicação para os grupos prioritários até o dia 9 de julho, quando encerra a terceira e última etapa da campanha. Por isso, é fundamental a prevenção das pessoas contempladas nestas fases.

Deixe o seu comentário!