Os deputados da Serra Gaúcha reuniram prefeitos e gestores de hospitais com o governador Eduardo Leite para tratar sobre leitos de UTI. A reunião se deu por meio de uma teleconferência na tarde desta quinta-feira, 7.

A deputada farroupilhense Fran Somensi ressaltou a importância da pauta, que teve por objetivo auxiliar o governo do estado na tomada de decisões no que tange a distribuição de recursos físicos e financeiros para enfrentamento à pandemia do coronavírus, por meio de um levantamento de dados recolhidos junto aos diretores e administradores dos maiores hospitais da região.

Durante a teleconferência se comentou também sobre o aumento no número de leitos de UTI para covid-19, a falta de equipamentos e EPIs, falta de testes para controle e rastreabilidade da doença, custeio e equipe de profissionais para atendimento e ainda o número de leitos ambulatoriais reservados para infectados pelo coronavírus.

Em entrevista à Spaço FM, a deputada fez uma avaliação da videoconferência e comentou que existe uma grande possibilidade do governo estadual aumentar o número de leitos de UTI e ressaltou que apesar do esforço do governador, os números ficam abaixo do que o necessário.

A parlamentar explicou também que apesar de Farroupilha ser uma das cidades com um alto número de infectados pelo coronavírus, não se comentou na teleconferência que seria uma prioridade ou que seria tratada de forma isolada.

Segundo ela, o que foi comentado é que as cidades serão classificadas por cores de bandeiras e a partir daí é que serão tomadas as decisões. O prefeito Claiton Gonçalves durante a live relativa às informações do coronavírus desta quinta-feira, 7, declarou que o município está saindo da bandeira amarela e entrando na cor laranja, elevando o grau de cuidados e precauções, mas a deputada não acredita num possível lockdown no município.

Além de Francis Somensi, participaram também da reunião os deputados Carlos Búrigo (MDB), Elton Webber (PSB), Neri o Carteiro (Solidariedade) e Pepe Vargas (PT).

Confira a entrevista abaixo na galeria de áudios

Áudios

Deixe o seu comentário!