O prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, foi vacinado contra a covid-19 na tarde desta quinta-feira, 16, no Salão Comunitário Luterano. Feltrin foi imunizado de acordo com sua idade, que é 52 anos. A aplicação foi feita pela enfermeira Alice Hermann Michel, ao lado da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paulina Guisso.

Em uma rede social o prefeito destacou a importância da vacinação e relembrou o dia 28 de outubro de 1956, onde o jovem Elvis Presley foi ao programa de televisão 'The Ed Sullivan Show'. Fenômeno que havia estourado na cena musical dos Estados Unidos no início daquele ano com seu primeiro álbum, ele tocou 'Hound Dog' e deu alguns passos de dança ousados. A multidão gritou tão alto que mal dava para ouvi-lo cantar. O que realmente tornou aquela noite tão memorável é que antes de sua apresentação, os espectadores viram Elvis tomar uma vacina contra a poliomielite na televisão. O fato ganhou as manchetes dos jornais e, de forma fundamental, também ajudou a convencer adolescentes e jovens adultos de que também precisavam de uma vacina para ajudar a derrotar a doença mortal.

MAIS UM GRUPO

Nesta sexta-feira, 18, a vacinação no município avança para os nascidos em 1970. Pelo número maior de imunizados neste grupo as doses estão sendo aplicadas em dois locais. A chefe de gabinete da prefeitura, Mirna Messinger e a diretora de departamento da Secretaria da Saúde, Silvana de Lima, participaram do programa Spaço Rádio Jornal e divulgaram os detalhes da ação.

Para receber a primeira dose é preciso apresentar um documento com foto, CPF e um comprovante de residência. Acompanhe:

CONFIRA O CRONOGRAMA E LOCAIS DE VACINAÇÃO:

18/06 – sexta-feira – nascidos entre janeiro e junho de 1970
Local: Salão da Igreja Luterana, próximo ao Largo Carlos Fetter
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h;

18/06 – sexta-feira – nascidos entre julho e dezembro de 1970
Local: Posto de Saúde do bairro Belvedere - Rua Colorado, 445
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h;

Vacinação fixa nos postos de saúde

A vacinação contra a covid-19 também está sendo ofertada de forma permanente em todos os postos de saúde do município, exclusivamente para pessoas que se enquadram nos grupos prioritários cujas etapas de vacinação já foram ofertadas anteriormente. Sendo assim, podem ser vacinadas pessoas nascidas em 1965 ou antes; caminhoneiros e trabalhadores dos diversos transportes; motoristas do transporte coletivo (ônibus e vans); taxistas; professores e demais trabalhadores da educação do ensino regular, superior e profissionalizante; gestantes e puérperas a partir dos 18 anos; pessoas portadoras de doenças neurológicas crônicas; com deficiência permanente; em situação de rua; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e População Privada de Liberdade; portadores de Síndrome de Down; com doença renal crônica em terapia de substituição renal; com comorbidades; trabalhadores da saúde; moradores e funcionários de ILPI; indígenas; profissionais das forças de segurança e salvamento.

Gestantes e puérperas obrigatoriamente precisam se vacinar nos postos de saúde, uma vez que só está permitida a imunização com a vacina Pfizer. Os postos de saúde de Farroupilha atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta.

Campanha Doses de Solidariedade

Segue junto às etapas de imunização contra a covid-19 no município, a campanha Doses de Solidariedade, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo da ação voluntária e espontânea, é arrecadar alimentos não perecíveis com o apoio da comunidade. Do montante arrecadado, 50% é destinado ao Hospital Beneficente São Carlos e 50% para auxílio de pessoas em vulnerabilidade social.

Doação de ração para cães e gatos

Paralelamente à Campanha Doses de Solidariedade, também está sendo promovido o recolhimento de ração para cães e gatos junto às etapas de imunização contra a covid-19 em Farroupilha. As doações serão destinadas para a Campanha Joaninha, que fará a distribuição das rações.

Deixe o seu comentário!