O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira, 12, o calendário do Ipva 2020 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que estará disponível para pagamento a partir de 17 de dezembro. Os contribuintes que optarem pela quitação antecipada têm como data-limite o dia 30 deste mês com descontos de até 24,92% sobre o valor do imposto.

Neste período, o motorista terá redução de 3% no total do tributo. Na virada do ano, a porcentagem estimada fica em 3,35%. Para pagamento parcelado com menos desconto, as datas são 31 de janeiro (3%), 28 de fevereiro (2%) e 31 de março (1%). Outra opção é pagar o imposto até a data de vencimento por placas no mês de abril, porém sem descontos como na tabela abaixo:

Mais descontos

Quem participa do programa Bom Cidadão, inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha tem desconto de até 5%. Para obter o desconto máximo do Ipva, o contribuinte precisa levar em conta também as vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão redução de 15% no valor do tributo. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%, e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

Sem Dpvat

O Dpvat fica extinto a partir de 1º de janeiro de 2020, conforme Medida Provisória nº 904/2019. Para mais informações, acesse o site do Dpvat.

A consulta dos valores do IPVA 2020, da Taxa de Licenciamento, do Seguro DPVAT (anos anteriores) e de eventuais multas pode ser feita no site do Ipva e no site Detran RS. Também é possível instalar o aplicativo Ipva RS para celular e obter todas as informações referidas ao imposto.

Deixe o seu comentário!